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Normas Científicas

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - XXI COBRAF 2016

1. Regras para Submissão:
1.1. Cada pesquisador tem permissão para enviar dois (2) trabalhos como primeiro autor para o XXI COBRAF. No entanto, você poderá ser coautor de outros resumos, sem restrição;
1.2. Serão aceitos resumos escritos na língua portuguesa, espanhola e inglesa;
1.3. O primeiro autor deve ser o apresentador do trabalho no XXI COBRAF. Para garantir a organização dos Anais e o índice de autores, liste seu nome de forma consistente ao longo de todos os resumos em que você aparece como um autor;
1.4. A taxa de submissão para cada resumo será de R$ 20,00 (vinte reais) e não será reembolsável (mesmo nos casos de rejeição e de duplicidade de submissão). As orientações para efetuar o pagamento serão detalhadas no sistema, no ato da submissão. Certifique-se que o mesmo resumo não foi submetido mais de uma vez;
1.5. Todos os trabalhos submetidos serão analisados por um processo de revisão por pares. A decisão final de aceitação dos trabalhos é exclusiva da Comissão Científica do XXI COBRAF;
1.6. Trabalhos que envolvam seres humanos devem ter sido realizados de acordo com a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O número de aprovação (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética - CAAE ou protocolo de aprovação do CEP) deve ser indicado no corpo do texto. Estudos com seres humanos realizados em outros países devem fazer menção ao código de ética/resolução vigente no mesmo. Em respeito aos estudos com animais, os mesmos devem estar em acordo com as Portarias e Regulamentações pertinentes adotadas pelos Comitês de Ética Institucionais e/ou com o "Guide for the Care and Use of Laboratory Animals; Institute of Laboratory Animal Research; Commission on Life Sciences, National Research Council, Washington/EUA", e deve ser indicado no corpo do texto;
1.7. Apresentações relacionadas a produtos comerciais devem se concentrar nos aspectos fisiológicos e/ou aplicados e não sobre o produto ou sobre os aspectos comerciais do mesmo. Além disso, ressalta-se que a apresentação deve propiciar uma discussão completa da validade científica e/ou terapêutica dos benefícios e os riscos do produto, quando couber;
1.8. No momento da submissão, o autor indicará a preferência de apresentação:
I - Oral 8.2: caracterizada por 8 minutos de apresentação e 2 minutos de arguição;
II - Expo5: apresentação oral com duração de 5 minutos composta por 5 slides;
III - Pôster;
IV - Indiferente: O autor não possui preferência quanto à forma de apresentação.
1.9. Baseando-se na avaliação dos pareceristas e em sua qualidade, a comissão científica reserva-se ao direito de realocar um trabalho para outra modalidade de apresentação. Devido ao quantitativo de trabalhos enviados nas últimas edições do COBRAF, a maioria das apresentações será organizada em formato de pôster;
1.10. No ato do envio do trabalho, o autor deverá classificar o mesmo em uma grande área, por meio da seleção de descritores pré-estabelecidos no sistema de submissão, como descritos a seguir:
C01. Área Básica e Experimental: Trabalhos que utilizam modelos animais com objetivo de estudar alterações clínicas e/ou aproximação com métodos de intervenção fisioterapêutica;
C02. Politicas Públicas: Trabalhos com foco na coleta sistemática de informações oriundas dos sistemas de vigilância e que possibilitam avaliar dados sobre a magnitude, escopo, características e consequências no processo saúde-doença, bem como reorientação dos serviços de saúde e implementação das políticas públicas brasileiras;
C03. Ensino e Pesquisa em Fisioterapia: Trabalhos com foco na discussão acerca da formação profissional do fisioterapeuta, educação em saúde e prática baseada em evidências científicas;
C04. Inovação e Recursos Tecnológicos: Trabalhos que utilizam e/ou propõem novos recursos tecnológicos como processo de avaliação e/ou intervenção da Fisioterapia;
C05. Gestão e Controle Social: Trabalhos que discutem a participação da comunidade na gestão pública, e que contemplam práticas pedagógicas no campo da pesquisa e da gestão, tendo como base a Fisioterapia na Saúde Coletiva;
C06. Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde: Trabalhos com foco na prevenção, promoção da saúde e reabilitação no contexto da saúde da família e comunidades, tendo como base os diferentes ciclos de vida;
C07. Fisioterapia na Funcionalidade Humana: Trabalhos que analisam a aplicabilidade clínica e a importância da CIF e trabalhos com foco em variáveis relacionadas à funcionalidade humana, aplicados em populações com ou sem disfunção;
C08. Diagnóstico Cinesiológico Funcional e Recursos Terapêuticos: Trabalhos relacionados à avaliação e intervenção nas diferentes áreas de atuação da Fisioterapia.
1.11. O autor que enviou o trabalho será notificado via e-mail registrado no sistema de submissão acerca da aceitação/rejeição do mesmo, no prazo estipulado no Item 1 desta chamada. Essa notificação incluirá a data e a hora da apresentação, bem como a modalidade de apresentação (Item 2.9), caso o trabalho seja aceito;
1.12. Os autores devem arcar com a taxa de submissão e inscrição, além de outros custos associados com a viagem para apresentar o trabalho no XXI COBRAF. A comissão científica recomenda que os autores não enviem um trabalho se não tiverem certeza de sua presença no Congresso.
1.13. Ao efetivar a submissão do trabalho, os autores concordam com todas as regras do evento explicitadas nestas Normas e autoriza a publicação do(s) trabalho(s) nos meios de divulgação do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, sendo responsável pelo conteúdo apresentado.
1.14. Após a data final de submissão do trabalho, não haverá mais a possibilidade de alterações, tanto dos dados pessoais quanto dos conteúdos anexados.
2. Preparação do resumo:
2.1. Os autores devem seguir o modelo que está disponível no site do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia (Fazer download do modelo do resumo no botão abaixo);
2.2. O resumo deve ser estruturado e composto obrigatoriamente pelos seguintes itens: Introdução; Objetivos; Método; Resultados; Conclusão; Descritores; Agradecimentos (item opcional e que deve ser inserido após os descritores). O resumo deve ser redigido com alinhamento justificado, em uma página e limitado a 400 palavras (contabilizando apenas o corpo do texto).
2.3. Os descritores são limitados a 3 (três) palavras e devem ser separados por ponto e vírgula. Recomenda-se aos autores que acessem a plataforma do DECS (Descritores em Ciências da Saúde) da BVS para seleção dos descritores a serem incluídos ao final do resumo;
2.4. O título deve ser breve e sucinto, com no máximo 17 palavras, redigido em negrito, fonte Arial Narrow, tamanho 14. O limite de autores estipulado por resumo será de oito (8). Coloque apenas o e-mail de contato do autor responsável, ao final das afiliações e indicado por asterisco.
2.5. Todos os resumos devem ser submetidos em um arquivo do Word (2010 ou superior). Os tópicos devem ser redigidos na fonte Arial Narrow, negrito, tamanho 12. O corpo do texto deve ser redigido na fonte Arial Narrow, tamanho 12, com espaçamento simples e justificado.
2.6. O(s) objetivo(s) deve(m) ser redigido(s) com clareza e ser(em) coerente(s) com a pergunta de pesquisa proposta pelo trabalho. A apresentação das hipóteses do estudo após os objetivos é opcional.
2.7. O método deve ser redigido em texto corrido e conter informações relativas à descrição dos participantes, aprovação do Comitê de Ética (número do CAAE), procedimentos de avaliação, desfechos (quando houver), breve descrição dos equipamentos utilizados, procedimentos da intervenção (quando houver) e análise estatística. Outras informações que se julgarem necessárias podem ser incluídas, conforme o tipo de estudo e a critério dos autores, desde que não ultrapasse o limite de 400 palavras.
2.8. Os resultados devem apresentar os principais achados da pesquisa, com base em todo o procedimento descrito no método. Incluir resultados numéricos com indicação da significância (valor de P). No caso de estudos de intervenção, incluir o tamanho do efeito encontrado e o respectivo intervalo de confiança de 95% (IC 95%). As informações devem ser sucintas e objetivas.
2.9. A conclusão deve focar nos resultados encontrados e ter coerência com os objetivos propostos. Incluir as implicações práticas/clínicas do estudo, quando possível.
2.10. Os resumos que não estiverem em conformidade com o modelo e com as regras de submissão serão automaticamente reprovados.
2.11. Todos os resumos aprovados serão incluídos nos anais do XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia, com registro no sistema ISSN.
2.12. Os 5 (cinco) melhores trabalhos de cada modalidade de apresentação receberão certificados de mérito acadêmico e premiações.
3. Critérios de Julgamento dos Trabalhos:
3.1. Após o término da submissão, os trabalhos serão encaminhados aos pareceristas ad hoc para julgamento do mérito dos mesmos. O processo de avaliação será cego.
3.2. Os itens abaixo serão analisados e notas de 0 a 10 serão atribuídas para cada um:
3.2.1. Atualidade, originalidade e relevância do tema;
3.2.2. Pertinência do título;
3.2.3. Introdução contextualizada;
3.2.4. Pertinência dos objetivos e coerência das hipóteses (quando houver);
3.2.5. Adequação, qualidade e descrição do método;
3.2.6. Relevância dos resultados e coerência com o método;
3.2.7. Fundamento, coerência e alcance da conclusão;
3.2.8. Qualidade da redação e organização do texto (clareza e objetividade);
3.2.9. Relevância das implicações práticas e/ou clínicas advindas do estudo.
3.3. A nota final do trabalho será calculada pela média das notas atribuídas em cada item;
3.4. Serão aceitos trabalhos com nota final maior ou igual a 6 (seis).
4. Normas para apresentação dos trabalhos
4.1. Todos os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão apresentados na modalidade Oral (Oral 8.2 ou Expo5) ou Pôster;
4.2. Todos os trabalhos apresentados serão arguidos durante a realização do Congresso e estarão concorrendo às premiações previstas no Item 6 destas normas;
4.3. Não será permitida alteração no horário estabelecido para as apresentações dos trabalhos;
4.4. Para a Sessão de Pôster, as seguintes disposições devem ser observadas:
4.4.1. As sessões serão organizadas em horários e períodos pré-estabelecidos;
4.4.2. Os autores deverão permanecer junto ao seu pôster durante todo o período estabelecido da sessão, mesmo após ter sido arguido pela comissão avaliadora.
4.5. Para a Sessão Oral, as seguintes disposições deverão ser observadas:
4.5.1. Na opção "Oral 8.2", cada participante disporá de 8 minutos para a apresentação do trabalho perante a Comissão Avaliadora seguidos de 2 minutos para arguição;
4.5.2. Na opção "Expo5", cada participante disporá de 5 minutos para a apresentação do trabalho perante a Comissão Avaliadora. Cada sessão "Expo5" será composta pela apresentação de quatro (4) trabalhos, em sequência. Ao final das quatro (4) apresentações haverá um período de 5 minutos para discussão/arguição do público e comissão avaliadora.
5. Premiação
5.1. Serão outorgados Certificados de Mérito Acadêmico e entregue prêmios ao(s) autor(es) dos 5 melhores trabalhos em cada modalidade de apresentação (Oral 8.2, Expo5 e Pôster).
5.2. A entrega da premiação será realizada no último dia do evento em local a ser informado na abertura do XXI COBRAF.